Autoconhecimento, Coach, comportamento, empreendedorismo, foco, Inteligencia Emocional, treinamento

METAS NEUROLOGICAMENTE CORRETAS – PARTE 1



Como falei no texto “Visão Positiva de Futuro”, a realização possui 4 estágios: sonho, visão, objetivo e ação. Aqui vou focar no objetivo (ou meta).

Você sabia que apenas 2% da população mundial sabe e tem clareza de onde quer chegar? Ou seja 98% das pessoas não sabem estabelecer metas que possam acontecer. E isso se dá porque a mente humana tem padrões de funcionamento, a nossa mente tem critérios para realizar o que desejamos e, se não cumprirmos esses critérios, nossa meta não sairá do papel.

Para que uma meta seja neurologicamente correta, precisamos obedecer 4 critérios:

1º) Especificidade;

2º) Tempo Determinado;

3º) Meta Positiva; e

4º) Meta Desafiadora.

Por ora, vou falar apenas de dois dos quatro.

1) SEJA ESPECÍFICO! Ao traçar uma meta se detenha ao máximo de detalhes possíveis. Por exemplo, não bastar dizer que você quer juntar muito dinheiro, talvez dez mil reais seja muito dinheiro pra você hoje, mas daqui há 5 anos continuará sendo? Quando não somos específicos em nossas metas, cabe a mente tentar uma formar de identificar o que queremos dizer e o que ela identificará nem sempre é o que realmente desejamos.

Vamos a um exemplo prático: se o seu sonho este ano é trocar de carro, defina qual o carro que deseja, a cor, o modelo, os itens de acessórios. Pronto, a partir daí você vai ver que a sua mente começará a criar maneiras para você conquistar a meta. Esse é o passo inicial.

O interessante é que no momento em que a gente traça uma meta específica a nossa mente inicia uma procura por aquilo que desejamos. Não será loucura se a partir de agora você começar a ver o ‘seu carro’ em todas as esquinas da cidade, nas propagandas de tv e outdoors. É a sua mente trabalhando a seu favor.

Muitas pessoas estão em busca de algo que nem sabem exatamente o que é, e, muitas vezes, acabam transferindo para outros suas incertezas e fracassos. Saber exatamente o que deseja é saber onde se quer chegar e a felicidade também estará nessa jornada.

2) DETERMINE UM TEMPO! Há alguns dias vi uma postagem no Instagram ‘Geração de Valor’ (recomendo que você o siga), do fantástico Flávio Augusto, que dizia “Sonhe! Mas dê prazo aos seus sonhos.”; imediatamente me lembrei deste critério para alcançar seu objetivo.

Você já especificou sua meta, agora estabeleça um prazo para que ela aconteça. Seja audacioso e determine uma data para a sua realização!

Permanecendo no exemplo do carro novo, veja como você deve escrever tal meta: Eu, Fulano de tal, estarei com meu carro novo, um HRV da Honda, cor vinho, automático, com todos os acessórios de fábrica, mais proteção de pintura, bancos de couros, devidamente segurado em 20 de outubro de 2018. Eis uma meta específica e com tempo determinado.

Como exercício recomendo que você passe por esses dois critérios hoje. Escolha uma meta, especifique-a e determine um prazo para que ela aconteça. Em nosso próximo texto falaremos sobre os outros dois critérios.

Quase que diariamente postamos conteúdo de Inteligência Emocional, Coaching e PNL aqui no blog. Fique atento e dê seu feedback. Se sua vida está sendo mudada pra melhor de alguma forma, não deixe de nos contar sua experiência. E vamos juntos, crescer e contribuir!

Por Beto Freitas

Author


Avatar